Museu da Odontologia

A história da odontologia em forma de peças

O museu serve para a conservação da cultura e da história dos povos bem como os costumes e hábitos dos mesmos. Sem ele, não teríamos o conhecimento que temos hoje sobre nosso passado de forma concreta.

O Museu da Academia Cearense de Odontologia (ACO) implica em um espaço onde a narrativa do passado é ampliada sobre os olhos do presente, com coleções consideradas relevantes e que devem ser preservadas e visitadas essencialmente pelos mais jovens.

A história contada pelos objetos colocados em vitrinas, rotulados com etiquetas com informação sobre a autoria, o ano de criação, o material e a técnica usada, apoiada segundo uma ordem, cronológica, por afinidade ou por estética para captar a atenção dos visitantes.

museu-da-aco-pecas-pequenas

Um acervo que contam toda a história da Odontologia,  cada peça expressa a batalha da profissão na busca de atender bem ao paciente, de acordo com os equipamentos da época vivida. Com o avanço da tecnologia, alguns equipamentos foram se modernizando e outros se tornaram obsoletos, mas todos mostram o quanto a profissão cresceu, mudou, se renovou fisicamente no uso do material, mas o objetivo do profissional da classe odontológica no trabalho em prol da melhoria da saúde bucal sempre continuou o mesmo, com qualidade e competência.

No Ceará e no Nordeste, o Museu da ACO, é referência de preservação da história odontológica. Visitada por instituições de ensino públicas e privadas os estudantes são recebidos com muita zero e satisfação, lembrando que os agendamentos são feitos na própria sede localizado na Praia de Iracema.

Localização

Av Almirante Barroso, 970
Praia de Iracema – Fortaleza – Ceará

Veja o mapa

Agendamento e Informações

(85) 3219.3374

Diretor do Museu

Dr. Ricardo Souza Martins
Diretor responsável pelo museu e suas peças raras