1984

Nossa história

A Academia Cearense de Odontologia – ACO – é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com sede nesta Capital, composta por Cirurgiões-Dentistas, radicados no Estado do Ceará, fundada em 23 de setembro de 1984. É reconhecida como instituição de Utilidade Pública pelo Estado do Ceará, e tem como finalidade o desenvolvimento cultural e científico da Odontologia cearense, a elaboração de sua história e a preservação de sua memória. Dentre suas atividades científicas mantém o Centro de Educação Continuada Prof. Perboyre Castelo com a finalidade de promover cursos de pós-graduação na área da odontologia.

Organização

Finalidades
O desenvolvimento cultural e científico da Odontologia, a elaboração de sua história e a preservação de sua memória no Estado do Ceará.

Organização Social
Constituída por um quadro social de Acadêmicos distribuídos por cinquënta cadeiras, as vinte primeiras ocupadas pelos Acadêmicos Fundadores e as restantes por Acadêmicos Titulares.

Administração
Exercida por uma Diretoria de 15 membros e por um Conselho Fiscal, eleitos a cada dois anos.

Núcleo Feminino
Criado em 9 de agosto de 1994, composto pelas esposas e viúvas de Acadêmicos e de Patronos das cadeiras, seus membros natos. Constitui um organismo subsidiário à Diretoria, competindo-lhe propiciar um sadio ambiente de confraternização e solidariedade entre suas integrantes e o quadro social.